G.A.Z.A.F.O.M.E.

0
1742

Comecei por publicar um vídeo curto no Facebook. Um vídeo feito a partir de 10 fotografias publicadas por Yusef Abu Said (vi o nome escrito com diferentes grafias, optei por esta) nas redes sociais. O nome do autor das fotos não me dizia nada, sabia apenas que era palestiniano, um cidadão de Gaza ainda vivo.

São fotografias horrivelmente belas, coisa que não me surpreende porque sempre senti que o horrível tem uma dimensão cinematográfica que nos carrega de adrenalina. Senti isso, sempre, quando me encontrei nesses terreiros de luta.

Escrevi uma única frase, na apresentação desse vídeo: a fome também é uma arma proibida. O vídeo desapareceu do Facebook, foi eliminado. Se o quiserem ver, está aqui em baixo. Ou no Telegram.

vídeo com fotografias de Yusef Abu Said

Sobre o autor das fotografias. Fui agora à procura dele. Tem várias páginas em diferentes redes sociais.

Na rede Instagram, a página está atualizada. Lá encontram a atualidade. A destruição de Gaza, as crianças mortas, as vidas desfeitas, a brutalidade genocida dos israelitas.

No Facebook, Yusef deixou de publicar em janeiro de 2022. Mas a visita à página proporciona uma visão das expetativas deste fotógrafo profissional que se dedicava à publicidade. São igualmente fotografias muito belas, artísticas.

E poderão ver, se quiserem, retratos de um povo que nunca viveu em paz mas que sonhava com ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui