A incapacidade de fazer a pergunta básica

0
1176

Só muito esporadicamente vejo televisão, há dias calhou pôr o telejornal da SIC no computador para me distrair enquanto embrulhava os presentes para a criançada. Grande erro. Aquela dupla que convidam para falar sobre “as guerras” ofende-me profundamente e pergunto-me como é possível tanto tempo de antena para discorrer aquela quantidade absurda de disparates, de preconceitos de toda a espécie (até homofobia entrou), com o beneplácito da jornalista, a tratar quem os vê como se fossem/fossemos perfeitos idiotas capazes de acreditar naquelas alarvidades.

Ia desligar mas entrou logo uma peça sobre o Tesouro Real com as imagens de uma tiara de estrelas feita de diamantes, ouro e prata encomendada pela rainha D. Maria Pia algures em 1860. Faz parte do Tesouro Nacional em exibição no Palácio da Ajuda e interessou-me como a iriam contextualizar. Além de que fiquei, confesso, hipnotizada naquele bling bling todo. Pois que falou o director do Palácio da Ajuda, pois que falou um gemólogo, pois que falou um estudioso, discutiram os 483 diamantes, o ouro e a prata, pois que discutiram que valeria “nunca menos de 15 milhões” no mercado actual, pois que discutiram se a rainha seria ou não “vaidosa” e o modo como aproveitava o Sol para se deixar ver (esperta a D.Maria, era a “golden hour” dos fotógrafos avant la lettre) para a jornalista concluir que era uma tiara “do século 19 para inspirar as princesas da Disney”.

Não, cara jornalista da SIC, até as princesas da Disney de hoje em dia teriam a capacidade de fazer a pergunta básica – mas de onde vieram os diamantes, o ouro e a prata? Porque ali de Monsanto ou da Tapada não deve ter sido… Qualquer princesa da Disney de hoje teria incorporado na narrativa da tiara de estrelas (excelente ponto de partida) o legado esclavagista e colonial português. Qualquer princesa da Disney de hoje teria feito melhor do que toda uma equipa de “jornalistas” de um programa “informativo”. E isso é deprimente e sintomático do estado em que estamos. Raios, estrelas e diademas vos partam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui