Os chineses chegaram ao mercado europeu com preços bastante mais baixos que os fabricantes europeus e norte-americanos, o abalo foi sistémico. De tal modo que a Presidente da Comissão Europeia chegou a anunciar uma investigação para apurar se o preço dos carros chineses se deve a financiamento estatal. Caso isso viesse a ser dado como provado, a UE iria aplicar sanções às importações de veículos chineses.
Bom, não sabemos em que pé essa investigação ficou, mas sabemos que as marcas europeias estão já a anunciar carros mais baratos que as marcas de EV chinesas. Primeiro foi a Citroen a anunciar que em 2024 vai lançar um modelo e-C3 com preço a rondar os 23 mil euros. O carro está programado para chegar ao mercado entre abril e junho de 2024. Agora vem a Renault anunciar um Twingo 100% elétrico, mas para… 2026.
O carro ainda não passou do protótipo, mas já tem preço aproximado: menos de 20.000 euros. A ser assim, o Twingo renasce em grande estilo, depois de ter sido um dos modelos mais vendidos nos anos 90 do século XX.
Esta ‘corrida’ ao fabrico de carros elétricos baratos revela bem a aflição dos fabricantes europeus. Deram algumas voltas de avanço aos chineses e agora correm atrás do prejuízo.