O lançamento de Um Pide com Alzheimer, editado pela Âncora e escrito pelo Guilherme Leite a partir das histórias que lhe contou o cão Gaspar, encheu a sala da Associação 25 de abril.
Foi uma sessão interessante, muito pela qualidade das pessoas que compareceram, que não se coibiram de contar outras histórias sobre a famigerada polícia política da ditadura salazarista.
Guilherme Leite dedicou o livro a Edmundo Pedro, antifascista falecido em 2018. Na sala estava a viúva de Edmundo, Lurdes Pedro, ela própria com atividade registada no apoio a ações subversivas da oposição salazarista.
Paco Bandeira, Manuel Monteiro, Vasco Lourenço foram, entre outros, alguns dos animadores da sessão, com relatos na 1ª pessoa sobre vivências experienciadas no tempo da ‘outra senhora’.
Como disse Guilherme Leite, “podemos perdoar sem esquecer” os crimes da PIDE. Ao que Manuel Monteiro acrescentou que, “podemos perdoar, mas não podemos absolver” e que “para perdoar, faltou fazer justiça”.
O evento foi transmitido em direto nas redes sociais, quem estiver interessado poderá visionar a gravação arquivada na página do Facebook da Saloia TV.