Os atletas e clubes desportivos da Rússia e da Bielorrússia estão impedidos de participar nas principais competições internacionais, com algumas exceções, como é o caso do ténis, por exemplo.

Mas no futebol, a FIFA irradiou a Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia. Aliás, a Ucrânia tem feito questão de isolar a Rússia em todos os fóruns internacionais e conta com o apoio da Europa e da América do Norte. Mas há mais mundo que não alinha com estas medidas que contradizem o espírito da prática desportiva, através da qual é suposto que se promova a paz e não o prolongamento dos conflitos.
Aliás, as Nações Unidas instituíram o Dia Internacional do Desporto (6 de abril) como efeméride onde se valoriza o desporto como promotor da paz. Mas, hoje, acaba por ser mais uma arma no combate geopolítico entre as nações.

Assim, enquanto uns obrigam a Rússia a afastar-se, outros abraçam-na. A seleção de futebol sub-21 da Rússia esteve no Brasil para efetuar quatro jogos, no âmbito de um estágio desportivo. Venceu dois jogos e empatou os outros dois, contra as equipas do Palmeiras, Santos, São Paulo FC e SKA Brasil.
