Quem compra carros em 2º mão, vai pagar mais IUC. Carros e motas com registo anterior a 2007 vão ter aumentos no imposto de circulação nunca inferiores a 100%. É que ao IUC junta-se a taxa de CO2 que penaliza veículos mais antigos e de maior potência.
Tradicionalmente, o IUC apenas taxava a cilindrada. Estava dividido em 4 escalões.
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Agora, junta-se a taxa de CO2, que aparentemente se rege pelo princípio do poluidor/pagador. Na verdade, mesmo que o veículo passe a maior parte do tempo parado à porta de casa, a taxa de produção de dióxido de carbono mantém-se. Este “aditivo fiscal” está igualmente dividido em 4 escalões.
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Para saber quanto vai pagar em 2024, basta somar o escalão relativo à cilindrada com o escalão de CO2.
Diz o Automóvel Clube de Portugal (ACP) que haverá cerca de 4 milhões de proprietários de veículos velhos, carros e motas. É gente que pertence à chamada classe média empobrecida. Agora ficará um pouco mais tesa, no mês em que tiver de pagar o “selo”. Não tem dinheiro para comprar carro ou motas novos? Azar…
Na última coleta deste imposto, o Estado arrecadou 772,6 milhões de euros de receita bruta. É brutal, mesmo.