TAIWAN DE DENTE AFIADO

O Governo da ilha de Taiwan (a que os navegadores portugueses chamaram Formosa) apresentou o primeiro submarino inteiramente fabricado na ilha.

0
690

Embrulhado na bandeira vermelha de Taiwan, com um sol branco contra um céu azul, esta nova “ferramenta” bélica destina-se a reforçar a defesa e dissuasão da ilha contra a marinha chinesa.

Há quem diga que quanto mais Taiwan abastece os seus arsenais, mais depressa a China irá atacar para reintegrar a ilha na soberania da República Popular da China.

Mas enquanto o pau vai e vem, gozam os fabricantes de armamento. Neste caso do submarino de Taiwan não será diferente. Na cerimónia de batismo do navio, a presidente Tsai Ing-wen agradeceu aos “parceiros” de Taiwan a ajuda prestada. Ora, o principal parceiro de Taiwan é o complexo militar industrial dos EUA. Quando a senhora Tsai partiu a garrafa de espumante no casco do submarino, na América ouviram o tilintar das moedas.

O que se sabe deste submarino é que custou perto de 50 mil milhões de dólares, está equipado com um sistema de combate fabricado pela Lockheed e que vai transportar torpedos pesados Mark 48 fabricados nos EUA.

O novo submarino vai agora para testes no mar e só deverá ser entregue à Marinha no final de 2024, para se juntar aos outros dois já existentes, comprados há quase 50 anos à Holanda. Nada garante que a China não ataque antes do submarino ter uma oportunidade de combater…

Chamaram-lhe Narval, nome dado a uma espécie de baleia, caracterizada por ter um longo dente (parece um chifre) em forma de lança.

Baleia narval, foto da Wikipedia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui