CORRUPÇÃO EM UCRANIANO É КОРУПЦІЯ

Síntese de uma investigação jornalística publicada pela agência noticiosa norte-americana Reuters. Lá como cá, a história mete construtores civis, políticos e advogados.

0
778

Na Ucrânia, o advogado Oleh Tatarov faz parte do círculo próximo de Zelensky. É um dos conselheiros do presidente ucraniano. E é um dos suspeitos de ter praticado atos de corrupção durante anos a fio.

Oleh Tatarov, advogado, conselheiro de Zelensky.

As suspeitas têm origem nas declarações de um outro acusado de corrupção, Oleh Maiboroda. Os dois Oleh corrompiam funcionários públicos para terem projetos de construção civil aprovados. Onde é que também já vimos isto acontecer?

Maiboroda, o dono da construtora, disse que os subornos fluíram através de Tatarov de 2014 a 2019. Os contactos do advogado com a polícia, os tribunais e o Ministério Público tornaram-no um intermediário perfeito.

Tatarov continua a ser conselheiro de Zelensky, já Maiboroda teve de fugir para não ser detido e vive, hoje, em Viena de Áustria. Foi lá que lançou estas acusações sobre o antigo sócio, numa entrevista à agência Reuters.

Oleh Maiboroda, empresário, acusado de corrupção.

As declarações de Maiboroda ameaçam reacender uma controvérsia que tem atormentado o presidente Volodymyr Zelenskiy mesmo em tempo de guerra: acusações de opositores políticos e ativistas anticorrupção de que pessoas poderosas estão a proteger Tatarov de processos judiciais.

Nem Zelenskiy nem Tatarov quiseram dar respostas detalhadas sobre este assunto. Tatarov negou tudo, diz que quem o acusa está numa tentativa de vingança por motivos políticos. Zelensky diz que se tiver provas que afastará qualquer corrupto, mas não há provas que incriminem o seu conselheiro. O Ministério Público arquivou as investigações “por razões processuais”.

Interessante. Um caso a seguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui