ELEIÇÕES NA UCRÂNIA, PESADELO DE ZELENSKY

0
876

Em teoria, haverá eleições presidenciais na Ucrânia em 2024. Claro que num país em guerra, todos os argumentos para adiar eleições terão de ser aceites. Não sabemos o que vai na cabeça dos decisores políticos ucranianos, não se fala nisso, ninguém faz perguntas sobre isso. As notícias sobre a Ucrânia apenas referem vitórias militares ou “difíceis combates” que é uma nova maneira de falar em derrota sem pronunciar tal palavra.

A legislação ucraniana diz que o candidato só pode ser reeleito uma única vez. Zelensky foi eleito em 2019, será de novo candidato e, a ser reeleito, será a última vez ou muda a Constituição, ou envia a mulher para a vida política ou diz adeus e vai de férias para algum paraíso fiscal.

Há, no entanto, na hipótese de se realizarem eleições, a possibilidade de Zelensky não ser reeleito. Em França, um grupo de criativos que se dedica aos bonecos animados, faz vídeos que caricaturam Zelensky. São uma espécie de Charlie Hebdo mas em banda desenhada animada.

O mais recente vídeo fala, precisamente, das eventuais eleições presidenciais na Ucrânia e adivinha uma derrota de Zelensky às mãos de um candidato apoiado pela multinacional financeira BlackRock, um dos pilares do mais feroz capitalismo norte-americano, especializado em gestão de investimentos de risco (para quem investe, não para eles).

Se repararem no vídeo, todos os candidatos correm em bólides XPTO, mas Zelensky corre num sofisticado modelo “Leopard” (que se julgava ser invencível). Os outros concorrentes nessa corrida eleitoral serão Zaluzhnyi, Klychko, Yermak e a própria esposa Zelenska.

A acreditar nas premonições dos artistas, Yermak é o mais descartável, Zelenska é apenas a boneca útil caso venha a ser necessário uma espécie de plano B.

vídeo

Valerii Fedorovych Zaluzhnyi é um general, Comandante-em-Chefe das Forças Armadas da Ucrânia, uma espécie de herói nacional, tido como próximo do grupo Setor Direito (ultras da extrema-direita, nazis).

Vitali Klychko é o atual autarca que governa a capital, Kyiv. Um antigo campeão mundial de boxe, se Klychko acerta uma bem dada, Zelensky não se levantará tão depressa.

Pela narrativa do vídeo, Klychko será o putativo candidato que Zelensky mais teme, por ser considerado um tipo obediente e próximo dos financiadores norte-americanos. Por enquanto, esta história não passa de uma sátira a um dos pesadelos que devem assombrar as noites de Zelensky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui