O SUBMARINISTA

Nunca antes Paulo Portas teve tanta concorrência no comentário televisivo, mas a verdade é que ele tem muito mais experiência em submarinos que o próprio almirante Gouveia e Melo. Portas saberia dizer quase tudo sobre submarinos, ou não tivesse sido ele o ministro da Defesa português que encomendou os Trident à Alemanha.

E se Portas soube escolher os Trident é porque estudou a fundo todas as questões que envolvem submarinos.

Ele próprio não escapou às suspeitas (nunca confirmadas) de ter andado a “submarinar” num oceano de comissões corruptoras que, na Alemanha, levaram gente para a cadeia e que, em Portugal, foram ao fundo num instante.

Lembrando o caso, resumidamente, tudo  começou num concurso público para aquisição de dois submarinos da classe Tridente realizado em 2004 pelo XV Governo português. Coisa para 880 milhões de euros. As investigações da polícia alemã foram motivadas pelo alegado pagamento aos decisores portugueses de comissões ilegais, através de um esquema de falsos serviços de consultoria, num montante de 30 milhões de euros. Foi mais ou menos isto, se a memória não nos falha.

A coisa teria envolvido o próprio ministro Portas, o BES (estava em todas), o partido político CDS (que mais tarde também foi ao fundo), entre outros. Nunca se provou nada mas, em Portugal, a opinião pública sempre estranhou haver corruptores condenados a penas de prisão na Alemanha e nenhum corrompido em Portugal…

cartoon de Hélder Dias

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