ELÉTRICOS ULTRAPASSAM GASOLINA

0
664

Em 2022 venderam-se mais automóveis elétricos do que com motores a gasolina. Foi o ano da viragem no setor, em termos de vendas.

A fonte da informação é a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. A primeira opção do público é por carros híbridos, que representam já 22% das vendas. Os carros 100% elétricos têm 12% de quota de mercado. Entre híbridos, 100% elétricos e plug-in, os automóveis eletrificados representam 44% das vendas globais do setor, no mercado europeu. Os carros a gasolina ainda têm 36%. Os diesel são apenas 16% na escolha dos compradores. No conjunto, ainda representam 52% do total de vendas, mas a queda dos motores de combustão está a ser rápida e parece irreversível.

Guerra de preços nos elétricos

É neste contexto que se vislumbra alguma “guerra” entre as marcas no preço dos veículos elétricos. A Tesla abriu as hostilidades. O fabricante decidiu baixar os preços de modo surpreendente. O modelo 3, que custava 55 mil euros, passou a custar 45 mil. O modelo Y, que custava 50 mil, passou a custar 47 mil euros.

Para já, a única marca a reagir foi a Ford, que baixou o preço de alguns dos seus modelos elétricos, mas apenas no mercado norte-americano.

Se a jogada da Tesla resultar, é previsível que outras marcas sejam obrigadas a seguir pelo mesmo caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui