Não há dia em que não nos caia no telemóvel ou no email uma mensagem enganosa.
Os três exemplos que aqui deixamos servem de aviso, mas os esquemas são múltiplos e o conto de vigário é diverso.
No primeiro exemplo, os burlões utilizam o medo de alguém ter copiado os dados dos nossos cartões de débito, vulgo multibanco. A mensagem simula a preocupação da instituição bancária, mas não arrisca com o nome de um banco.
No segundo caso, arriscam utilizando o nome do Novo Banco. Há um falso alerta de que a nossa conta bancária foi bloqueada por questões de segurança. E incitam-nos a utilizar um link para resolver a situação.
Curiosamente, os contactos efetuados pelo telemóvel deixam um rasto, um número onde a mensagem teve origem. Cabe à polícia seguir essa pista.
No terceiro caso, a tentativa de burla utiliza a EDP, avança com uma exigência de pagamento sob pena de haver um corte no fornecimento. Esta situação foi denunciada pelo escritor Luís Cardoso de Noronha, através do Messenger.
A única coisa a fazer é não ter pressa em resolver situações pouco claras. Tudo o que envolva cartões bancários ou pagamentos de serviços pode ser resolvido em contacto direto com o banco ou o fornecedor de serviços. Não experimentem os links que vêm nestas mensagens. Às vezes é quanto basta para entrarem nos nossos computadores ou telemóveis e nos roubarem dados. Por exemplo, há quem guarda no telemóvel passwords e números de contas bancárias. Se esses dados forem roubados, podem ser utilizados para assaltar as nossas poupanças. Claro que só é um problema para quem as tem.