TALHA DOURADA

0
1174

A Igreja Católica nunca dispensou um certo fausto, o luxo que serve para embasbacar o povo. A grandiosidade esmagadora de muitas catedrais e conventos e, principalmente, o brilho da talha dourada  que feria e obrigava a baixar o olhar.

A talha dourada é uma invenção dos católicos da Península Ibérica e, em Portugal, não há igreja velha que não tenha um altar banhado a ouro de lei.

Ficou-nos essa mania de mostrar grandezas, mesmo se à volta não param de se multiplicar os sinais de miséria. Há cada vez mais gente a viver sem teto. Basta andar pelas ruas de Lisboa e arredores, para vermos os novos campistas da Almirante Reis, do viaduto da Padre Cruz, da avenida Infante D. Henrique, só para dar alguns exemplos.

Avenida Almirante Reis, Lisboa. Fotos de Carlos Narciso

Dizem que o papa-altar vai ficar para futuros eventos, megaconcertos e outras cenas grandiosas.  Talvez, mas é duvidoso que algum artista famoso queira utilizar um palco que mantém os fans a uma distância considerável. É mais provável que o recinto venha a ser utilizado nas convenções das igrejas evangelistas e adventistas, certamente que a IURD não vai perder a oportunidade. Fará a mesma festa por uma ninharia.

Na verdade, a Igreja Católica não vai gastar nada. Quem fez o empréstimo bancário para pagar a obra foi a Câmara Municipal de Lisboa. Quem paga o altar são os contribuintes, mesmo professando outras religiões ou nenhuma.

cartoons de Hélder Dias

Vai ser um bocadito estranho ver um papa falar dos males do mundo, da pobreza, em cima de um palco que custou não sei quantos milhões de euros.

desenho de Hélder Dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui