GOLPE DE ESTADO EM CURSO NO BRASIL

0
422

O Presidente Lula da Silva acaba de decretar a intervenção federal para tentar controlar os acontecimentos em Brasília. O decreto, impõe que a Polícia Federal e as Forças Armadas defendam a ordem constitucional.

Um grupo organizado está a tentar tomar de assalto o poder no Brasil, derrubar o Presidente eleito, oito dias depois de Lula da Silva ter tomado posse. Neste momento, o Palácio do Planalto está a ser vandalizado, o mesmo aconteceu com o edifício do Supremo Tribunal e com o Congresso.

São milhares de pessoas, que chegaram a Brasília em centenas de autocarros alugados. Desde a tomada de posse, que um numeroso grupo de apoiantes de Bolsonaro tem estado acampado nas imediações de Brasília.

Alguém tem estado a alimentar a multidão e alguém está a coordenar este assalto. O Governo vai reagir, é evidente, mas não se sabe qual será o grau de apoio dos militares e das forças policiais às decisões do Governo que, inevitavelmente, serão de reprimir os manifestantes. Mas, para já, a ação policial tem sido titubeante e a das Forças Armadas nula.

cenas de destruição e ocupação do Palácio do Planalto, Brasília

A extrema direita caceteira repete o assalto ao Capitólio que há dois anos tentou evitar a transferência de poder de Trump para Biden, nos Estados Unidos.

Além de Brasília, há notícias de confrontos de rua noutras cidades brasileiras, nomeadamente em São Paulo. O Brasil está à beira de uma guerra civil.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here