TRANSPORTES PÚBLICOS 100% ELÉTRICOS

Oslo é a primeira capital europeia a ter uma rede de transportes públicos 100% elétrica. A autarquia da capital norueguesa já substituiu 450 autocarros com motores diesel por veículos elétricos. Os restantes serão substituídos ao longo de 2023.

0
581
autocarro elétrico a carregar baterias, em Oslo

Em declarações à agência Reuters,  Sirin Stav, vereadora da câmara de Oslo com o pelouro dos transportes e ambiente, disse que o investimento que está a ser feito anda na ordem dos 45 milhões de euros, mas que a longo prazo é um investimento lucrativo para a autarquia e para os concessionários do transporte público de passageiros.

O mesmo esforço está a ser feito com a frota de ferrys que serve as populações ao longo das margens do fiorde onde Oslo se situa.

O dinheiro investido será recuperado pela poupança nos combustíveis, pela poupança na manutenção dos veículos (bem menor no caso dos elétricos) e pela poupança nos problemas de saúde associados à poluição ambiental.

autocarro elétrico na Noruega

Oslo já é uma cidade com menos ruído e fumo dos escapes dos motores de combustão.

Em toda a Noruega, 75% dos novos automóveis vendidos já são veículos elétricos.

Na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da indústria do petróleo, a Noruega emergiu como um dos países mais desenvolvidos do mundo, fortaleceu sua moeda e desenvolveu políticas de bem-estar social.

Estamos a falar de um dos maiores produtores de gás e petróleo da Europa, que não fica a dormir à sombra da bananeira e investe essa riqueza em benefício da comunidade.

A população norueguesa rejeitou duas vezes, em referendo, a proposta de adesão à União Europeia.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here