COMBUSTÍVEIS VÃO SUBIR MUITO

0
943

Putin não saiu de Moscovo nem o vídeo está datado, mas é certo que não é de hoje. No vídeo aparece, em segundo plano, Donald Trump (deixou de ser Presidente em 2021). No canto superior esquerdo tem um logótipo idêntico ao utilizado por Ramzan Kadyrov, líder checheno apoiante de Putin. Com tudo isto, circula pelas redes sociais e até em algumas agências de informação, como demonstrativo de um alegado pacto existente entre a Rússia e a Arábia Saudita para manter o preço do petróleo alto.

vídeo

O vídeo é uma mera curiosidade, uma graçola (se quisermos usar o termo). A verdade é que hoje a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) anunciou um corte de 2 milhões de barris por dia na produção de petróleo.

FONTE OPEC+ announces 2 million-barrel production cut | The Hill

Este anúncio contraria a pressão do Governo dos EUA, que pediu à OPEP para aumentar a produção. Os americanos querem petróleo barato, para que a Rússia não tenha receitas que lhe possibilitem aguentar a guerra contra a Ucrânia armada pela NATO.

A OPEP reuniu os seus 13 Estados membros com 11 não membros, incluindo a Rússia. À reunião compareceu o ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak.

Alexander Novak em Viena para a reunião da OPEP

O corte anunciado equivale aproximadamente a 2% do fornecimento global. Segundo a CNN, é o dobro do que a Rússia tinha pedido. A ser verdade, Putin recebeu uma prenda das arábias.

Com menos petróleo a jorrar, os capitalistas que gerem o negócio vão aumentar os preços. Isso é mais que certo. Só hoje, o preço já subiu cerca de 3 dólares por barril, diz a agência Reuters.

fonte OPEC+ agrees deep cuts to oil production despite U.S. pressure | Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui