No site do IPMA podemos ler que “o cenário meteorológico previsto para os próximos dias, que se caracterizará por uma subida dos valores da temperatura, tendo já sido emitidos avisos de tempo quente a partir de 6ªfeira, dia 19, para alguns distritos do Continente, e com uma provável ocorrência de uma onda de calor no interior Norte e Centro, a partir de dia 20. Consequentemente, haverá um aumento do perigo de incêndio rural, que se manterá muito elevado a máximo durante a próxima semana em grande parte do território do Continente.”
Adivinham-se dias mais difíceis para bombeiros e populações em zonas de maior risco de incêndios florestais. Se fosse tão fácil acertar no Euromilhões como neste prognóstico, estávamos todos ricos.
A par do calor e do vento, continua o estado de seca em todo o país. “Para o mês de setembro, existe uma probabilidade de 50 a 60% de este ser mais quente que o normal e uma probabilidade de 40 a 50% de ser mais seco que o normal.” O IPMA acrescenta que se mantém a situação de seca meteorológica em todo o território: “55,2 % em seca severa e 44,8 % em seca extrema.”
Os meteorologistas afirmam que “o ano hidrológico 2021/22 classifica-se, até à data, como o 2º mais seco desde 1931.”