Uma gigantesca catástrofe ecológica está a acontecer no rio Oder, o segundo maior rio da Polónia e que faz fronteira com a Alemanha.
Nas últimas 24 horas, começaram a aparecer enormes quantidades de peixe morto. Numa reação preventiva, as autoridades polacas e alemãs apelaram às populações para não tomar banho no rio e não se alimentarem de peixe do Oder.
A pesca neste rio é uma atividade de grande importância económica e social, principalmente na Polónia. Há milhares de pescadores que vivem exclusivamente desta atividade. Tradicionalmente, fornecem os mercados, restaurantes e hotéis.
Já foram recolhidas mais de 11 toneladas de peixe morto. Os pescadores acreditam que se trata de um atentado ambiental provocado por despejos tóxicos de indústrias, mas ambientalistas e biólogos dizem que esta catástrofe pode ter causas naturais. Também na Europa central as temperaturas têm estado acima do normal, também por ali há seca, o caudal do rio está baixo, a água está demasiado quente e matérias orgânicas têm-se desenvolvido com grande rapidez, o que pode estar a causar falta de oxigénio na água.
Mas, independentemente da causa, todos concordam que se trata de uma gigantesca catástrofe ecológica que está a acontecer no rio Oder.
fonte: agência Reuters