Rua Oliveira Salazar

0
1377

As pessoas passam e não reparam. Os passantes habituais talvez já se tenham habituado, mas os turistas e os que passam ocasionalmente, se repararem ficam espantados.

Na Malveira existe uma rua onde está uma placa toponímica com o nome de Salazar, o ditador.

vídeo

Se olharmos bem, a rua é o espelho de um certo abandono. Casas antigas, propriedades privadas, abandonadas. Degradam-se lentamente. As portadas vão caindo, o telhado abate, a porta não aguenta com o bater dos anos que vão passando… dentro das casas, o soalho apodrece, aqui vivem ratos e, talvez, algum sem-abrigo.

A Câmara Municipal podia impor regras de manutenção dos edifícios. Neste caso, talvez não fosse errado classifica-los como edifícios de interesse municipal, pela antiguidade, pelo testemunho que dão sobre a vila da Malveira de há 100 anos ou mais.

Então, talvez se justificasse a manutenção da placa toponímica com o nome do “botas”. Mas assim, é apenas desleixo e complacência com ideias passadistas e retrógradas.

Até porque, na verdade, a rua mudou de nome a seguir à revolução do 25 de abril de 1974. Nem podia ser de outra maneira, claro. Indo ao mapa da google, descobrimos que o verdadeiro nome da rua é, precisamente, rua 25 de abril. Mas desse nome não existe placa toponímica…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui