Irmãos gémeos vendidos

0
1271

O jornal i e o jornal Sol (uma espécie de irmãos gémeos da imprensa) acabam de ser vendidos. Quem comprou foi a Alpac Capital, que mais não é que um Fundo de Investimentos de dinheiro proveniente dos mercados de capital de todo o mundo. Dinheiro da especulação bolsista.

Na edição online, o jornal Sol anuncia a venda, parece-nos que num texto já escrito pelos compradores. Vem lá que pretendem contribuir “para um Portugal mais livre, mais ambicioso e mais plural.”

Os dois jornais têm tido uma vida muito difícil, em termos financeiros. As edições em papel são um fracasso e o negócio do online não paga a conta da eletricidade. Seria interessante sabermos o valor da transação. Sim, quanto valem dois jornais falidos?

Apesar da venda ter sido anunciada, a edição de hoje mantém no cabeçalho a mesma ficha técnica de ontem. Os compradores dizem que Mário Ramires (o antigo proprietário) continuará a ser diretor do jornal. Passa de patrão a assalariado? Achamos estranho.

No Twitter, a sempre atenta Ana Gomes avisa a navegação sobre os avanços da direita, que invade o espaço onde é suposto produzir-se jornalismo.

Twitter de Ana Gomes

Este Fundo de Investimento, representado aqui por Luís Santos e Pedro Vargas David, diz acreditar que os media não tenham de ter sempre “resultados operacionais negativos”. Esperam pelos lucros, portanto.

Ou seja, é bastante provável que estes dois jornais continuem a passar de mão em mão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui