JUDITE DE SOUSA, o segredo

0
1761

Judite de Sousa, a extraordinária “senhora TV”, criou uma bolsa para apoiar jovens estudantes em dificuldades económicas. Notável!

A verba é canalizada para a SBE – Escola de Economia e Gestão da Universidade Nova, e é um tributo ao seu filho André que morreu em circunstâncias trágicas. Todos os anos há um estudante sem recursos económicos que pode estudar o mestrado de Economia da Nova graças à bolsa criada pela jornalista.

A jornalista Judite Sousa é uma mulher difícil no trato entre camaradas trabalho. E por isso tem sido muito criticada. Mas foi sempre combativa e corajosa. Recordo grato a sua ação destemida como membro do Conselho de Redação da RTP, ao lado de José Rodrigues dos Santos. 

Judite de Sousa sempre foi, infelizmente, acossada pelos invejosos e maldizentes. Quem não se lembra da Judite colada às paredes dos corredores da RTP, cabisbaixa, de olhos marejados e voz embargada, como se fosse um trapo abandonado pela vida e pelo amor?

E depois, a surpresa era brutal quando subia e sobe ao palco das notícias. Assertiva, sem dó nem piedade. A não ser com Marcelo Rebelo de Sousa. Mas pronto!

É uma mulher singular, filha de um militante comunista. A sua grandeza mede-se no nobre gesto ao criar a bolsa de estudo. Um segredo bem guardado durante oito anos. Até agora.

Um exemplo para todos, num país de egoístas.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here