Os transportes públicos regulares nasceram no Porto. Faz amanhã (15 de maio) que se realizou a viagem inaugural do percurso Porto – Matosinhos – Leça da Palmeira.
Os veículos circulavam sobre carris, como se fossem comboios, mas eram puxados por cavalos ou mulas. O povo chamou “americano” a estas carruagens que surgiram primeiro nos Estados Unidos. Em 1832, em Nova Iorque e em 1834 em Nova Orleães.
Em Portugal, este tipo de transporte foi inaugurado em 15 de maio de 1872. A grande novidade tecnológica eram os carris que facilitavam o deslizamento do veículo sem necessidade de grande esforço dos cavalos.
Nos finais do século XIX havia em Portugal transportes públicos na maioria das cidades, graças ao “americano”. Braga, Coimbra, Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Porto, Leça da Palmeira, Matosinhos, São Martinho do Porto, foram as localidades onde surgiram as primeiras empresas de transportes públicos, graças ao “americano”.
Com o advento dos veículos movidos a eletricidade, em 1902 (em Lisboa) os mesmos carris por onde deslizava o “americano” foram depois utilizados pelos “carros elétricos”. Mas isso já é outra história.