LISBOA, NEGACIONISTAS EM MANIFESTAÇÃO

0
1957

Rui Fonseca e Castro, que já foi juiz até ser expulso da magistratura, desapareceu das páginas dos jornais, mas não morreu. O caminho deste contestatário faz-se quase exclusivamente nas redes sociais.

As redes sociais são o campo para a doutrinação e captação de novos seguidores. Tem sido frequente as páginas que promovem as ideias de Rui Fonseca e Castro serem encerradas compulsivamente. As razões estão sempre relacionadas com a negação da pandemia, as teorias conspirativas ou os insultos e acusações a representantes do Estado.

Mas à medida que umas páginas são encerradas, outras se abrem. A maior página de apoio a Rui da Fonseca e Castro no Facebook, “Somos todos Rui Castro”, encontra-se atualmente suspensa. Tinha dezenas de milhares de seguidores. Mas o que se lê nas redes sociais, em comentários a publicações de seguidores deste jurista, é que “caso a decisão não venha a ser reversível, prometemos voltar a levantar uma nova página com a mesma identidade, força e propósitos.”

Entretanto, o grupo seguidor das ideias de Rui Fonseca e Castro refugiou-se no “ambiente” mais permissivo que existe na rede social Telegram. É lá que as ideias continuam a ser disseminadas.

No passado sábado, por exemplo, houve uma manifestação em Lisboa que reuniu alguns milhares de fiéis de Rui Fonseca e Castro, que foi convocada no Telegram, nomeadamente através de um vídeo que foi ali publicado.

Os organizadores providenciaram autocarros para reunir em Lisboa os participantes oriundos do Algarve e do Norte, o cartaz exibia o nome do médico Fernando Nobre, figura pública que chegou a ter relevância política. Mas nem assim teve os favores dos media. Nenhuma notícia em nenhum canal de televisão, nem sequer nos sites dos jornais. Um silêncio absoluto sobre a realização deste evento.

O Telegram é uma rede social (semelhante ao Whatsapp) que permite comunicação ponto-a-ponto ou publicação para audiências. Funciona preferencialmente em telemóveis, através de uma aplicação. A rede tem já cerca de 500 milhões de utilizadores, em todo o Mundo.

Esta rede foi criada pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, russos. A companhia está registada nas Ilhas Virgens Britânicas e tem escritórios abertos no Dubai e em São Petersburgo, na Rússia. O financiamento do Telegram, não se sabe bem de onde vem…

O Telegram tem sido considerada uma plataforma alternativa à dark web para a disseminação de vírus e ataques informáticos.  

É por aqui que navegam Rui Fonseca e Castro e seus seguidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui