O Felicity Ace andou duas semanas à deriva ao largo dos Açores. Foi abandonado pela tripulação, depois de um incêndio que deflagrou por razões desconhecidas. No passado dia 25, a Marinha Portuguesa afirmava que o navio tinha começado a ser rebocado para uma zona mais distante do arquipélago dos Açores.
Carregado com carros de luxo
O navio dirigia-se para o porto de Davisville, nos EUA. Segundo o Grupo Volkswagen, levava perto de 4 mil viaturas das marcas que o grupo agrega: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati e camiões da Scania e MAN. A maior perda são os 1,100 Porsche e 189 Bentleys.
A 3500 metros de profundidade não representa qualquer perigo para a navegação, mas pode constituir um foco de poluição. Com o embate no fundo, o navio pode ter ficado partido e estar a derramar combustível. Não se sabe, será preciso esperar alguns dias para ver o que acontece.
Durante esta crise, o Felicity Ace foi acompanhado pelo NRP Setúbal, que deverá permanecer na zona do naufrágio para verificar eventuais sinais de poluição marítima.