Lisboa e Porto brilham na Europa, mas é caro!

0
401

O uso da energia elétrica em Portugal é difícil de entender. Lisboa e Porto são cidades tão luminosas como Madrid, Barcelona, Paris ou Roma. Basta consultar o Google Earth. Mas a electricidade é muito cara! Em Portugal!

Temos dezenas de ruas e becos sem movimento iluminados, com eletricidade paga por todos nós. E casas de habitação geladas, porque a conta da eletricidade escalda no fim do mês.

Já nem falamos da EDP, que entregámos de mão beijada a uma multinacional chinesa. Nem da REN. Nem nas múltiplas empresas que nos bombardeiam com propostas. Utilizando afinal o que já foi nosso. Numa perspetiva de Estado.

Também não falamos das ventoinhas eólicas, à volta das quais existe uma polémica muito opaca. Nem das barragens que não conseguem produzir energia para justificar o investimento. Nem falamos da energia solar, que quis instalar centenas de painéis em solos férteis do Ribatejo.

Queremos apenas fazer três pequenas perguntas: podem apagar a luz desnecessária?
E fornecer eletricidade a preços médios europeus aos portugueses? E já agora podem explicar para que servem os leilões de milhões que andam a fazer com a nossa electricidade?!

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here