Unicórnios vão nascer em Lisboa

Até 2028 vamos ter Web Summit em Lisboa, por força de um contrato assinado por António Costa e Paddy Cosgrave, o britânico que ficou rico a organizar megaencontros de pequenos empresários. Sabem como ficou rico? Além da subvenção estatal, este ano Paddy cobra 1.250 € por cada entrada. Ah, pois é.

2
1532

Na cerimónia de abertura é costume estar o anfitrião. Fernando Medina nunca pensou que não iria dar as boas vindas aos participantes da Web Summit 2021… mas quem lá esteve foi mesmo Carlos Moedas.

E o que foi Moedas dizer a uma plateia repleta? Que Lisboa vai ter uma “fábrica de unicórnios”. Será coisa que se venda? Se estivermos a falar do mítico animal, só se for em porcelana das Caldas… mas se estivermos a falar de empresas de crescimento rápido, a procura irá exceder a oferta, certamente.

O que são, afinal, os unicórnios de que Moedas tantas vezes fala? São empresas que alcançam um valor de mil milhões de dólares. É o sonho de qualquer aprendiz de empresário. É esse sonho que traz tanta gente à Web Summit. Isso e as yuppies de saia travada.

Exemplo de unicórnio é o Facebook. Em pouco tempo passou de start-up para multinacional com um valor estimado em 100 mil milhões de dólares.

A promessa de Moedas é uma falácia. É uma declaração política difícil de concretizar. Não depende dele. O que um Presidente de Câmara Municipal pode fazer é mandar construir um “ninho” de empresas, um edifício para alojar pequenos empresários jovens e sem capital. Quase todas as autarquias portuguesas já têm o seu “business factory”. Mas agora, se o termo pegar, deixam de ser “business” para passarem a ser “unicorns”.

2 comments

  1. O Facebook não é unicórnio…8 é outra coisa. Faz parte das ferramentas americanas como a Microsoft, Amazon, Apple ou até o GPS. Em regra nasce tudo numa garagem pela mão de um génio sem massa e depois zás é um sucesso bilionário. Os chineses também têm o mesmo na
    versão deles. Os russos estão a tentar mas já não têm império.

  2. O que o capitalismo não inventa!!!! De certeza que isto vai acabar com a fome no mundo e com a catástrofe ambiental! Grandes altruístas!

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here