Linguagem gestual

0
692

A subversão é uma habilidade política velha como o Mundo. Não se trata apenas da subversão da ordem, mas também da subversão de valores e conceitos. Quando falam de democracia querem dizer ditadura, quando falam em regime querem dizer plutocracia, quando falam em justiça querem dizer cleptocracia, quando falam em direitos querem dizer prisão.

O discurso da extrema-direita é perigoso por ser enganador. Usam os anseios mais generalizados na sociedade – paz, pão, saúde e habitação – para melhor enganar as pessoas. Os fascistas hoje só se revelam pelos tiques incontroláveis. Não resistem. É uma espécie de espetáculo transformista, ver o Mário Machado ou o André Ventura de braço esticado na saudação ao povo.  

Uns macacos de imitação, para usar uma expressão popular que se aplica bem a este tipo de exibição. O mais recente show de Machado, depois de 3 noites nas instalações prisionais da PJ, foi à saída do Campus da Justiça quando o juiz o mandou para casa sujeito a apresentações periódicas na esquadra da polícia (na primeira foto).

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here