Relatório revela Portugal pouco feliz

Portugal tem vindo a subir na escala da felicidade mundial. Mas pode ser um engano. Estamos no lugar 59 entre 153 países. Será uma escala fiável?

0
399

O relatório é da Sustainable Development Solutions Network e refere-se ao ano 2019. Está para sair o relatório de 2020. 
Os parâmetros utilizados para medir a felicidade dizem respeito a perceção que os cidadãos têm da Justiça, das condições de trabalho, de habitação e de tudo resto que é o nosso dia-a-dia.
Estamos no 59º lugar, longe da Espanha que ocupa o lugar 28 na tabela. Ou de França e Itália, que estão nas posições 23 e 30. 
A nossa classificação ainda não é brilhante porque não aproveitamos o sol. E porque não procuramos o que nos une. 

O pobre “Senhor Ventura” de… Miguel Torga

Conheço um homem que se pré-reformou aos 60 anos. Construiu uma casa na borda da Lagoa de Óbidos. Uma coisa fabulosa. Viajava de mota com um cão fiel, sentado no banco de trás. Tinha um mítico Mehari. E vivia com uma mulher afável. 
E então? Deu cabo de tudo e voltou a França, onde tinha estado como emigrante. Agora anda com um bolso cheio de notas, que não lhe servem para nada. Tornou-se numa espécie de versão pobre do “Senhor Ventura”, livro de Miguel Torga.


O mistério do afundamento das naus da Índia

Temos todos afundado as nossas naus carregadas de fortunas. Por simples brigas com a vida. Foi assim no regresso do caminho marítimo da Índia. E continua ser. 
Temos uma enorme dificuldade em conviver, em beber copos, em construir o dia-a-dia a nossa felicidade! Não acreditamos que só se vive uma vez.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here