Centro Cultural de Belém quase falido

2
3317

A grande obra de regime de Cavaco Silva foi o Centro Cultural de Belém. Custou uma fortuna, o orçamento inicial derrapou escandalosamente, nunca foi terminado. Em relação ao projeto inicial, faltam dois módulos.

Finalizar a obra tem sido uma intenção sempre adiada desde 1992, ano em que foi inaugurado. Existe um projeto para a instalação de um hotel e zona comercial nos dois módulos que faltam. Há até um contrato a concessionar a exploração desses dois espaços à Mota Engil, mas a crise meteu travão a tudo isso. Hoje é difícil encontrar alguém que queira construir hoteis e zonas comerciais. São agora investimentos de alto risco, dependentes de circunstâncias que não são controláveis pelos capitalistas. Talvez os cientistas e a medicina consigam dar uma ajuda, mas as incertezas são muitas, por enquanto.

Enquanto isso, há um problema financeiro que se agudiza. O CCB tem perdido receitas com a diminuição dos turistas e de visitantes. Há ano e meio que as iniciativas da área cultural, exposições e espetáculos, estão a funcionar com auditórios reduzidos ou pararam de todo. A Coleção Berardo não paga um tostão pelo espaço que ocupa. O dinheiro não entra, o concessionário que é a Fundação CCB não consegue que o ministério da Cultura financie os encargos que existem. Seria importante resolver esta questão da construção dos módulos que faltam, porque essa concessão iria render bastante para os cofres vazios do CCB.

Praticamente o único rendimento interessante que existiu, nos últimos 18 meses, foi o aluguer de instalações ao ministério dos Negócios Estrangeiros, durante os seis meses em que Portugal presidiu à União Europeia. Na verdade, as instalações quase não foram utilizadas, a maioria das reuniões foram online, mas foi um ato de caridade do Governo que salvou o CCB da falência, digamos assim.

O pior é que no futuro próximo, não se vislumbra que venha a surgir outra oportunidade semelhante.

Por Therese C – Flickr: DSCN5750, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16119126

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui