Vacinação para crianças a partir dos 12 anos

0
354

A Direção Geral de Saúde acaba de anunciar que é recomendada a vacinação a partir dos 12 anos de idade. A decisão foi tomada com base na análise de novos dados que chegaram dos Estados unidos e da União Europeia.

De acordo com a diretora-geral Graça Freitas, “nos mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos EUA e na União Europeia os episódios de reações adversas a nível cardíaco são extremamente raros”.

Segundo acrescentou a responsável pela DGS, a prioridade será dada aos jovens com doenças que os fragilizem de modo especial, caso dos cancerosos, por exemplo.

A cerca de um mês da reabertura das escolas, poderá não haver tempo necessário para executar esta decisão antes do início do novo ano escolar.

“Se não for exatamente antes do início do ano letivo, será nos dias a seguir. A questão do ponto de vista do impacto desta vacinação na epidemia, se for mais uma semana ou menos uma semana, não terá um impacto negativo importante.”

Seja como for, será mais uma “banana” para o vice-almirante descascar.

Estados Unidos da América, Israel, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Finlândia, Espanha, Itália, Áustria, Bélgica e Suíça, são os países que já avançaram com o processo de vacinação desta faixa etária.

Portugal regista esta quinta-feira mais 2.232 novos casos de covid-19 e 17 óbitos associados à doença. A região Norte é hoje a área do país com mais novas notificações, num total de 35,6% dos diagnósticos.

Em todo o território nacional, há 829 doentes internados, menos 28 do que ontem, e 186 em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos três do que no dia anterior.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here