Fim das touradas, projeto de lei entrou na Assembleia da República

Cristina Rodrigues, deputada dissidente do PAN, acaba de apresentar na Assembleia da República um projeto de lei que visa a abolição das touradas.

0
2212

Depois da manifestação do dia 26 de agosto, em que milhares de pessoas se concentraram na porta do Campo Pequeno em protesto contra a tourada de homenagem a João Moura, a deputada Cristina Rodrigues (que também participou nessa manifestação) surge agora com um raro sentido de oportunidade e deposita na Assembleia da República este projeto de lei.

Cristina Rodrigues considera que é “urgente que Portugal dê mais este passo e deixe de integrar o reduzido grupo de países que ainda admitem esta atividade bárbara” e, por isso, propõe a proibição de touradas e quer apoios à reconversão das praças de touros existentes em equipamentos culturais, “através da aprovação em Orçamento do Estado de uma verba específica para esse efeito”.

Cristina Rodrigues refere igualmente que a Lei de Proteção aos Animais “consagra no n.º 1 do artigo 1.º, expressamente, a proibição de todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os atos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal”. A deputada considera ainda que a exceção às touradas prevista na mesma lei “só vem confirmar” que o legislador “estava bem ciente de que se trata de um mau trato injustificado”.

A Assembleia da República está de férias, isto é, os deputados estão de férias. A atividade parlamentar recomeça a 7 de setembro. Esta ação da deputada independente Cristina Rodrigues demonstra que a causa animal não mete férias.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here