Por um serviço público de veterinária

0
326

Quando comecei a escrever este artigo, a petição tinha 5.498 assinaturas. Trata-se de uma petição online onde se pede a criação de um hospital veterinário público. Um serviço público de veterinária seria uma ferramenta fundamental para a diminuição dos abandonos e o socorro a animais maltratados.

Hoje, ir ao veterinário não é uma decisão que se tome de ânimo leve. Uma consulta, com análises clínicas ou a toma de vacinas, pode ficar em 30 ou 40 euros. Há muito boa gente que não pode gastar esse dinheiro com o seu animal de companhia porque, pura e simplesmente, não tem. A pobreza não devia ser ainda mais castigada pela impossibilidade de providenciar cuidados veterinários aos animais que nos acompanham e tornam os dias menos difíceis e menos solitários.

A petição pede um hospital veterinário público, mas na realidade devia pedir pelo menos um em cada sede de concelho. Não sei de que zona do país são os autores da petição, mas supondo que possam ser de Lisboa, porque razão não pedir o mesmo para o Porto, Coimbra, Faro, Odemira ou Mafra?

No meu caso pessoal, por exemplo, temos em casa 5 cães e 4 gatos. Já foram mais mas, infelizmente, os animais têm vidas relativamente curtas. Mas, com 9 animais a cargo, a grande maioria proveniente de associações de proteção animal sobrelotadas ou resgatados da rua, ter acesso a um serviço público de veterinária seria um alívio importante, confesso.

A petição, está disponível em https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT108196.

No início deste artigo, a petição tinha 5.498 assinantes. Dez minutos depois, quando terminei de escrever isto, contava com 5527. Vinte e nove assinaturas em 10 minutos, não é mau. Eu também já assinei.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here