Covid-19: Marta Temido tomou vacina da AstraZeneca

0
674

Nada de substancialmente novo, na frente covid. Os portugueses continuam a ficar doentes e a morrer com a doença, embora em números relativamente baixos. Hoje, por exemplo, o boletim epidemiológico regista 5 mortes, 694 novos casos de infetados, 486 internados, 128 em cuidados intensivos. Os números são baixos, comparativamente ao que se passou nas primeiras semanas de 2021, por isso corremos o risco de ficarmos insensíveis à situação. O que é perigoso.

A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou hoje a segurança e eficácia da vacina da AstraZeneca e apelou aos portugueses para terem confiança nas vacinas disponíveis contra a covid-19 porque “é a melhor opção”. É uma atitude política, não sabemos se tem validação técnica. A verdade é que a vacina AstraZeneca tem sido alvo de muitas desconfianças, embora em termos percentuais os casos de situações problemáticas na sequência da toma desta vacina sejam quase insignificantes. Para todos, exceto para aqueles que ficaram com sequelas na saúde ou morreram.

“O que a Agência Europeia de Medicamentos nos referiu foi que há uma forte probabilidade de associação entre alguns efeitos extremamente raros e a toma de vacinas em determinados grupos etários”, disse a ministra.

O problema é que a terminologia utilizada nestas comunicações alicerça as dúvidas. Expressões como “forte probabilidade” não nos deixam dormir descansados.

“Eu tomei a primeira dose da vacina AstraZeneca, tenho 47 anos, e, portanto, eu fiz, todos fizemos, aquilo que o médico na altura entendeu que era o melhor para nós”, disse Marta Temido, não deixando de acrescentar que nunca se sabe “tudo sobre um fenómeno novo, que é uma doença nova, para a qual a melhor resposta continua a ser a vacinação”.

Ontem, Portugal alcançou a marca de dois milhões de vacinas administradas à população desde o dia 27 de dezembro, segundo anunciou o coordenador do grupo de trabalho responsável pelo plano de vacinação.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here