Covid-19: já há portal para marcar vacinação

0
354

A pandemia parece estar, neste momento, bastante controlada. O desconfinamento não produziu ainda nenhum aumento da velocidade de transmissão da covid-19. O índice médio de transmissibilidade — R(t) — nacional mantém-se em 0,98, o que significa que cada pessoa infetada transmite em média o vírus a praticamente outra pessoa, segundo o boletim epidemiológico de hoje.

Nas últimas 24 horas registaram-se mais 506 infetados e um óbito.  A região Norte, com 247 novos infetados, é a área do país com mais novas notificações, com 48,8% do total de diagnósticos.

Em todo o território nacional, há 384 doentes internados, menos 11 que ontem, e 98 em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos seis do que na quinta-feira.

Agendar a vacinação para a data mais conveniente

As pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinados através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a COVID-19, que entrou agora em funcionamento.

Quem fizer a inscrição, terá de esperar por um SMS que confirmará a data, a hora e o ponto de vacinação.

Tem de aceder ao portal através deste endereço eletrónico (covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento) responder a um breve questionário. É apenas isso. O sistema apresenta-lhe uma data disponível que o utente pode ou não aceitar e escolher outra.

Por grupos etários, 91% dos idosos com mais de 80 anos (617.566 pessoas) já estão vacinados com a primeira dose e 58% (394.186) já receberam as duas doses da vacina. Na faixa etária entre os 65 e os 79 anos, 42% (669.263) também receberam a primeira toma do fármaco, uma percentagem que desce para apenas 4% (59.658) no que se refere às duas doses. Nas restantes faixas etárias, a percentagem de vacinados ainda é mais baixa.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here