O boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde regista hoje uma subida ligeira no número de mortes e novos casos de infeção covid-19, nas últimas 24 horas.
Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):
- Novos casos de infeção: 365 (mais 21 que ontem)
- Óbitos: 10 (mais 2 que ontem)
- Internados: 633 (mais 15 do que ontem)
- Internados em UCI: 142 (menos 6 do que ontem)
Este fim-de-semana a campanha de vacinação dedica especial atenção aos funcionários docentes e não docentes do sistema de ensino. O que está programado é vacinar toda a gente até ao final das férias da Páscoa, 5 de abril, dia em que está previsto reabrir as escolas secundárias.
Contratar mais enfermeiros
O programa de vacinação tem contado com algumas vicissitudes, a maior das quais é a produção e distribuição das vacinas. Mas, além disso, o coordenador do plano nacional de vacinação contra a covid-19 disse hoje que o país vai precisar de contratar mais profissionais para acelerar o processo de imunização nos próximos meses, mas os números ainda estão em análise.
“Vai ser necessário certamente contratar profissionais de saúde. Quantos? É o que nós estamos a apurar neste momento”, afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo.
Gouveia e Melo considerou que “as organizações não nascem do nada, é preciso tempo, é preciso testá-las, é preciso afiná-las”, e garantiu que é isso que se “está a fazer” para o país poder aumentar a capacidade de vacinação da população para níveis mais elevados do que os atuais.
“Este processo de vacinação dos docentes e não docentes na área do ensino é um processo que, para além de ser benéfico para o ensino, como é evidente, também é um processo desse ensaio e desse teste, e essas conclusões serão todas agregadas em resultados que permitem depois afinar com mais certeza quantas pessoas é que são necessárias contratar”, sustentou.
Ainda assim, o ritmo tem acelerado e ontem (sábado, 27 de abril) foram vacinadas 44.000 pessoas, número realçado pelo coordenador do plano de vacinação.