Covid-19: ligeira subida nos índices da pandemia

0
1304

O boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde regista hoje uma subida ligeira no número de mortes e novos casos de infeção covid-19, nas últimas 24 horas.

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

  • Novos casos de infeção: 365 (mais 21 que ontem)
  • Óbitos: 10 (mais 2 que ontem)
  • Internados: 633 (mais 15 do que ontem)
  • Internados em UCI: 142 (menos 6 do que ontem)

Este fim-de-semana a campanha de vacinação dedica especial atenção aos funcionários docentes e não docentes do sistema de ensino. O que está programado é vacinar toda a gente até ao final das férias da Páscoa, 5 de abril, dia em que está previsto reabrir as escolas secundárias.

Contratar mais enfermeiros

O programa de vacinação tem contado com algumas vicissitudes, a maior das quais é a produção e distribuição das vacinas. Mas, além disso, o coordenador do plano nacional de vacinação contra a covid-19 disse hoje que o país vai precisar de contratar mais profissionais para acelerar o processo de imunização nos próximos meses, mas os números ainda estão em análise.

“Vai ser necessário certamente contratar profissionais de saúde. Quantos? É o que nós estamos a apurar neste momento”, afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo.

Gouveia e Melo considerou que “as organizações não nascem do nada, é preciso tempo, é preciso testá-las, é preciso afiná-las”, e garantiu que é isso que se “está a fazer” para o país poder aumentar a capacidade de vacinação da população para níveis mais elevados do que os atuais.

“Este processo de vacinação dos docentes e não docentes na área do ensino é um processo que, para além de ser benéfico para o ensino, como é evidente, também é um processo desse ensaio e desse teste, e essas conclusões serão todas agregadas em resultados que permitem depois afinar com mais certeza quantas pessoas é que são necessárias contratar”, sustentou.

Ainda assim, o ritmo tem acelerado e ontem (sábado, 27 de abril) foram vacinadas 44.000 pessoas, número realçado pelo coordenador do plano de vacinação.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui