Twitter ganhou notoriedade e dinheiro quando expulsou Donald Trump

Apesar da desinformação que está impregnada nas redes sociais, o Twitter cresceu e foi um dos principais canais utilizados para o consumo de informação 'em tempo real'.

0
277

Num só mês (entre outubro e novembro de 2020), a rede social Twitter viu o valor das suas ações em bolsa aumentar 27 cêntimos por unidade. Dito assim não parece grande coisa. Mas, na verdade, significa que a empresa vale mais de 183 milhões de euros. Em 2021, o Twitter vale quase o dobro do que valia em 20219.

Curiosamente, foi a política que alavancou a subida desta rede social. As manifestações em todo o Mundo do movimento “Black Lives Matter”, as eleições norte-americanas e a pandemia, levaram milhões de pessoas a utilizar de forma regular o Twitter quando, antes, preferiam outras redes sociais.

Na sequência da invasão do Capitólio por apoiantes de Trump, a rede social Twitter bloqueou a conta do Presidente dos EUA. Embora já se soubesse que o homem tinha perdido as eleições e iria ser substituído, formalmente era ainda o Presidente e o Twitter correu o risco de afrontar aquele que é, teoricamente, o Presidente mais poderoso na face da Terra. Talvez isso seja um mito, talvez entretanto outros Presidentes já tenham adquirido maior poder que o Americano, talvez as redes sociais tenham mais poder que qualquer Presidente. A verdade é que a conta foi bloqueada e não voltou a ser reativada até hoje.

Um dos diretores dessa rede social disse, agora, que essa conta não irá ser recuperada. Quem usa o Twitter para apelos à violência é expulso, ponto. Ned Segal, numa entrevista à cadeia de televisão CNBC garantiu que “as nossas políticas são criadas para garantir que as pessoas não apelam a violência e, se alguém fizer isso, temos de removê-las do serviço e as nossas políticas não permitem um regresso”, afirmou Segal.

Sendo assim, a acreditar no que este senhor disse, a expulsão de Trump teve repercussões económicas positivas. Quando se julgava que o Twitter iria ficar sem milhões de utilizadores (Trump teve 70 milhões de votos), afinal aumentou. We love it.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here