Depois de uma descida durante quatro dias, o número de mortos voltou hoje a subir. Hoje, o boletim epidemiológico regista 258 mortes e 6.916 novos casos de infeção. O boletim da Direção Geral de Saúde revela também que estão internadas 6.412 pessoas, menos 84 do que na quinta-feira, das quais 904 em unidades de cuidados intensivos, mais 41 (o número mais elevado desde o início da semana).
Desde março de 2020, Portugal já registou 13.740 mortes associadas à covid-19.
Doentes portugueses a caminho da Áustria
Dez doentes portugueses vão ser transferidos para a Áustria, cinco com infeções graves pelo novo coronavírus e cinco com outras doenças ou cirurgias pendentes, confirmou hoje o Governo austríaco.
Em comunicado, o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, assumiu ser “uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas”. O líder conservador austríaco já tinha falado no último domingo com o primeiro-ministro, António Costa, acerca da possível transferência de doentes.
“Tal como acolhemos no passado doentes de cuidados intensivos de França, Itália e Montenegro, queremos agora ajudar Portugal nesta difícil situação”, acrescentou o chefe do executivo austríaco.
A Áustria tem 300 pessoas doentes em UCI nos vários hospitais do país, mas o número tem vindo a diminuir desde final de novembro, quando chegaram a estar internadas mais de 700 pessoas em UCI.
Segundo a agência noticiosa EFE, os doentes portugueses serão transportados para clínicas em Viena e quatro outras regiões do país em aviões do exército federal austríaco, numa data ainda por confirmar pelos dois Governos, que estarão a finalizar os detalhes do acordo.