Good Morning Portugal

0
488

O resultado das presidenciais portuguesas fez-me voar 11 403 quilómetros. Num instante. Estou agora no Vietnam. Na cidade de Ho Chi Min a beber Coca-Cola no terraço do Cà Phê Cô Ba., com  vista sobre o rio Song Sai Gon. 

Em Lisboa alguns anseiam pela ditadura. Aqui, uma minoria manteve o Vietnam numa odiosa ditadura, que já ninguém quer. Estou a ler os resultados eleitorais no terraço do Cà Phê Cô Ba, desperdiço a  soberba vista sobre o rio. Aqui já ninguém se lembra das bombas de napalm americanas.  O mesmo estará a começar a acontecer em Portugal. 47 anos depois, os alentejanos esquecerem a porrada da PIDE. E os portugueses já não se lembram quando se borraram de medo dos pides. As mulheres não podiam votar. Nem sair do País sem autorização dos maridos. Os pedintes estavam presos às centenas no campo de concentração de Xabregas: a Mitra! E a TV era a preto e branco. Aqui no Vietnam já ninguém quer voltar ao antigamente. Mas em Portugal multiplicam-se os que  desejam uma ditadura nacional-socialista.

Good Morning Vietnam foi um famoso programa de rádio há 50 anos. Que terá agora a versão portuguesa do vendedor de banha da cobra: Ó Tempo volta para trás!   

“Please, Sir! Another Coke”, que eu fico em Ho Chi Min.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here