Alunos obrigados a trabalhar como na construção civil

O ensino em Portugal é chato e o útil não é ensinado nas escolas. Ninguém ensina a cozinhar e muito menos a lidar com os afectos.

0
256

O alerta foi dado pela excelente grande reportagem “A Escola de cá e lá”, de Marta Jorge, Carlos Pinota e Rui Cardoso, no programa Linha da Frente da RTP.   

Confrontou-se o ensino na Finlândia – detentor dos melhores alunos da Europa, com o sofrível ensino em Portugal. A propósito do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

Em Portugal os alunos têm horários de operários da Construção Civil. E menos horas diárias disponíveis que os reclusos. São tratados como nos romances de Charles Dickens. Os nossos miúdos terão dificuldades em serem bons companheiros e bons pais. Porque os professores preferem despejar “matéria” em intermináveis aulas de 90 minutos. Uma grande incompetência. 

Têm medo de perder o emprego, porque são maus comunicadores. Repetem a mesma coisa, ano após ano. E depois empanturram-se de relatórios, avaliações e formações. E a aprendizagem que se lixe! Decorar é que é bom. Nem que seja à custa de Ritalina!  

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here