Covid-19: nova estirpe já se espalhou pelo Mundo

0
1615

Todos os países em todos os continentes estão a voltar a fechar fronteiras e aeroportos, por causa da nova estirpe do coronavírus. Apesar disso, o vírus já foi detectado em muitos desses países. O contágio é rápido e quando os políticos decidem já vão tarde. Numa rápida volta ao Mundo, alguns exemplos do que se está a passar:

1- As autoridades do Japão anunciaram que detetaram pela primeira vez vários casos da nova estirpe do SARS-CoV-2, em viajantes que chegaram ao país provenientes do Reino Unido. A informação foi fornecida pela ministra japonesa da Saúde, Norihisa Tamura, que avançou que foram detetados cinco casos da nova estirpe do coronavírus quando os passageiros passaram pelos serviços de controlo em dois aeroportos japoneses, entre os dias 18 e 21 de dezembro.

2- Angola suspendeu as ligações aéreas, terrestres e marítimas com a África do Sul, Austrália, Nigéria e Reino Unido, a partir das 00:00 de hoje (26 de dezembro de 2020) devido ao surgimento da nova variante do coronavírus SARS-CoV-2. A decisão foi tornada pública através de um comunicado conjunto dos ministérios angolanos do Interior, das Relações Exteriores, da Saúde e dos Transportes.

3- O Brasil suspendeu os voos de e para o Reino Unido por um período indeterminado devido à uma nova estirpe de coronavírus. A medida, publicada no Diário Oficial, entrou em vigor na sexta-feira e estende-se a todos os estrangeiros que passaram pelo Reino Unido durante os últimos 14 dias.

4- O Governo holandês anunciou que todos os passageiros que cheguem ao país por via aérea provenientes de uma “zona de risco”, incluindo da União Europeia, terão de apresentar, a partir de dia 29, um teste negativo à covid-19. Acontece que todos os países do mundo estavam referenciados como potenciais “zonas de risco” segundo o mapa do Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês sobre a pandemia de covid-19.

5- A França registou já o primeiro caso de infeção com a nova variante do vírus da covid-19 que apareceu no Reino Unido, confirmou o Ministério da Saúde francês. Segundo as autoridades de saúde francesas, citadas pela agência AFP, o caso foi detetado na cidade de Tours (centro de França) num cidadão francês que reside no Reino Unido e que se encontra assintomático e isolado em casa.

6- O Governo sueco anunciou ter encerrado a fronteira com a Dinamarca, alegando motivos de saúde, já que foram detetados casos da nova estirpe do coronavírus.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here