Covid-19: 91 mortos

0
704

Noventa e um mortos por covid-19 é o número de hoje, um novo máximo em Portugal desde o início da pandemia. Quanto a infetados, registou-se uma progressão de 3.996 novos casos, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de internamentos hospitalares por covid-19 ultrapassou, pela primeira vez, os três mil casos. Há hoje 3.040 pessoas internadas em enfermaria e 426 (mais 11 que ontem) estão em Unidades de Cuidados Intensivos. Os hospitais mais saturados com doentes internados começaram a transferir doentes para unidades mais folgadas. Um exemplo deste funcionamento em rede é o Hospital São José, em Lisboa, que anunciou ter recebido quatro doentes com a covid-19 da região Norte do país que necessitavam de ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, devido ao facto de o Hospital São João ter na altura apenas um equipamento disponível.

A região Norte continua a ser a mais afetada tanto em número de mortes (44) como em novos casos (2.063).

Dois por cento dos doentes internados nos hospitais portugueses com covid-19 tem menos de 30 anos, 8% tem menos de 50 anos, 19% tem menos de 60 anos. Ou seja, um em cada três doentes têm menos de 60 anos, o que desmente que o covid-19 seja uma doença de velhos.

Os dados dizem, no entanto, que a taxa de letalidade global é de 1,6% e acima dos 70 anos situa-se nos 9,7%. Isto é, morrem mais idosos do que pessoas menos velhas.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here