Covid-19: 76 mortes e prisões cheias de coronavírus

0
198

Nas últimas 24 horas morreram mais 76 pessoas e há mais 6.035 novos casos de covid-19. Este é o terceiro dia consecutivo em que a progressão da pandemia se situa acima dos seis mil casos diários.

Segundo o boletim da DGS, Portugal já registou 3.381 mortes desde o início da pandemia. Ainda assim, os números de novos infetados baixaram um pouco. Na passada sexta-feira foram registados 6.653 casos.

Dois terços dos novos casos foram contabilizados na região Norte (4.022), onde também se registou mais de metade das vítimas mortais (44) das últimas 24 horas. Em Lisboa e Vale do Tejo, verificaram-se 1.137 novos casos e 19 mortos. Os restantes 13 óbitos aconteceram na região Centro (11), com mais 713 casos, e no Algarve (2), com mais 58 casos. O Alentejo, Açores e Madeira não registaram mortes associadas à covid-19.

Coronavírus na cadeia

O novo coronavírus entrou nas cadeias, infelizmente não ficou lá preso. Anda à solta por todo o lado, ajudado por todos aqueles que menosprezam o perigo e desrespeitam o direito à Saúde dos demais, ao não acatarem as recomendações de uso de máscara facial, de manterem distanciamento físico.

No Estabelecimento Prisional de Lisboa há, agora, 81 reclusos e oito trabalhadores infetados com a doença covid-19. O surto foi detetado na enfermaria do EPL e, inicialmente, eram apenas seis casos.

Na cadeia de Guimarães há 23 reclusos e três funcionários infetados, informou hoje a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Na prisão feminina de Tires há, pelo menos, 150 reclusas infetadas com Covid-19, mas a Associação de Apoio ao Recluso garante que os números oficiais pecam por defeito e que a situação é mais complicada do que a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais deixa transparecer.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here