São 28 mortos e 3.299 novos casos confirmados de covid-19, nas últimas 24 horas. Números que indiciam a força da pandemia que está a atingir níveis superiores aos registados nos meses iniciais.
Dos 27 óbitos, 12 ocorreram na região Norte, sete em Lisboa e Vale do Tejo, quatro no Centro e cinco no Alentejo.
Em relação aos internamentos, o número de pessoas hospitalizadas continua a subir desde há mais de uma semana, sendo agora 1.747 pessoas, mais 75 do que na segunda-feira, e destas 253 (mais 13) estão em Unidades de Cuidados Intensivos. Há já várias unidades de saúde à beira da ruptura.
A região Norte continua a registar o maior número de novas infeções diárias, hoje com mais 2.076 casos, na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificados mais 961 novos casos de infeção e na região Centro registaram-se 201 novos casos. No Alentejo foram registados 12 novos casos de infeção, e no Algarve há hoje mais 30 casos de infeção.
Europa à beira da tragédia
O que se passa em Portugal é idêntico ao que se passa no resto da Europa. No espaço de apenas algumas semanas, a situação tornou-se alarmante.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse hoje que a Europa está à beira de uma “tragédia” e que para a evitar “precisamos de ação determinada num plano inequivocamente europeu, baseada em dois pilares: testes e rastreio de contactos, por um lado, e vacinas”.
Dentro de dois dias haverá uma cimeira europeia por videoconferência dedicada à pandemia. Veremos então que decisões tomam os que dirigem a União.