Covid-19: 21 mortes e sem vacina este ano

0
359

Leiam bem estes números: 21 mortos e 2.608 novos infetados. Estes são os dados relativos às últimas 24 horas sobre a evolução da pandemia em Portugal. Não só é o terceiro dia consecutivo acima dos dois mil casos de infeção detetados, como chegámos às duas dezenas de óbitos diários.

Evidentemente, os internamentos também estão a subir. Em todo o território nacional, há hoje 1.015 doentes internados, mais 22 que ontem, e 144 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco do que na quinta-feira.

Vacina não é para este ano

A pandemia agrava-se e, segundo a Organização Mundial de Saúde, a primeira vacina só deve chegar ao mercado na primavera de 2021, daqui a uns seis meses.

“Se tudo correr bem, nos primeiros meses de 2021 poderá haver três vacinas aprovadas”, afirmou o diretor-executivo da Agência Europeia de Medicamentos, o italiano Guido Rasi, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Rasi esclareceu que “as primeiras doses para as populações de risco devem chegar na primavera de 2021, com um início significativo da vacinação” e que “a disponibilidade de doses aumentará muito rapidamente, após a aprovação. Julgo que, se tivermos sorte, muitos dos que desejam ser vacinados podem fazê-lo até o verão de 2021”.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here