Ciganos contra o racismo

0
2091

A Associação Letras Nómadas, Associação Cigana de Coimbra, Ribaltambição, Sílaba Dinâmica, Gente Virtuosa- Castelo Branco, Sendas e Pontes- Torres Vedras e Costume Colossal, divulgaram um comunicado de repúdio pelas pichagens racistas que conspurcaram paredes de várias escolas da região de Lisboa.

O comunicado, na íntegra, é o seguinte:

“Vêm estas associações por este meio repudiar as pichagens racistas que foram descobertas nos liceus e universidades de Lisboa no dia 30.10.2020.

Com este acontecimento fica claro que o negacionismo do racismo por uma parte de setores partidários do nosso espectro político cai por terra.

O Assédio, o acosso, a violência psicológica de movimentos identitários de extrema-direita cada vez mais organizados em Portugal e no resto da europa e que ganharam força e espaço num país que se diz de brando costumes, tolerante e de direito.

Há que haver coragem política e do poder judicial para identificar os autores e líderes morais de toda esta vergonha, não podemos escamotear a situação, temos que olhar para a casa da democracia com muita atenção e fazer a conexão  para os  últimos acontecimentos racistas em Portugal, é grave, está aos olhos de todos!

Até quando vamos suportar em nome da liberdade de expressão ao aumento de fenómenos racistas? Não podemos encarar como situações pontuais, é um sinal que doravante o nível de violência irá aumentar.

Há que haver coragem e chamar os bois pelos nomes, estes movimentos de supremacia branca já existiam sim, mas o palco para estas vergonhas tem sido cedido, e todos sabemos quem sai à rua para negar e confrontar o racismo que infelizmente existe e resiste neste país.”

Fim do comunicado. As imagens das pichagens já correm pelo Mundo, numa denúncia veemente onde se exige perseguição e castigo aos autores de atos que incentivam e promovem o crime racista.

Os cidadãos deste país não querem que Portugal continue a ser palco de situações e atitudes que envergonham a Nação.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here