Bruno, o homem que brinca na areia

0
2997

Bruno Maurício é já uma figura popular nas praias de Oeiras, principalmente na pequena praia da Torre. Pequena praia, grande tela, onde o artista desenha para o tempo que dura uma maré. Quando a água sobe, tudo desaparece para voltar a renascer no dia seguinte.

Olhar para as geometrias que Bruno risca no areal tem um efeito hipnótico. Mas o que surpreende, principalmente, é a escala do desenho, sempre de grandes dimensões.

Numa curta conversa, ficámos a saber que tudo começou por mero acaso, como de resto é frequente nas coisas verdadeiramente surpreendentes:

– Quando foi que descobriu que gostava de fazer desenhos na areia?

Descobri os desenhos na areia por acaso. Em 2015 decidi comprar um ancinho para fazer o primeiro desenho, depois de ter visto trabalhos semelhantes na Internet. O resultado final foi uma surpresa.

– São composições numa escala considerável, é difícil ter coordenação para não desequilibrar as várias partes da composição ou tem alguém num ponto alto a dar-lhe coordenadas?

O mais difícil é realmente a escala e não tenho qualquer ajuda de ninguém, nem de qualquer objeto. Agrada-me o desafio da dimensão e da ausência de pontos de referência.

– Quando chega ao fim, sobe a um ponto mais elevado para contemplar o que acabou de fazer?

Tento sempre fazer os desenhos numa praia que seja visível para as pessoas que conhecem o meu trabalho, hoje em dia tenho um drone para eternizar em fotos os meus desenhos.

– E quando desenha, o que lhe dizem as pessoas?

Os comentários normalmente são positivos, têm curiosidade de saber como o desenho fica tão certinho.

– Trata-se de uma arte efémera, quando sobe a maré desaparece. Quando a praia se enche de pessoas, pisam-lhe o desenho. Não gostava de fazer coisas mais duradouras? Porque não desenha ou pinta em telas? Ou porque não faz murais?

Pinto e desenho desde que me conheço, pinto em telas, óleo e acrílico e comecei este ano a pintar muros, mas as autorizações camarárias não são fáceis.

– É um hobby? Ou consegue ganhar dinheiro com isto?

Sim é um hobbie.

Recomendamos o passatempo, vá até à praia da Torre ver o Bruno desenhar. Tenha em atenção a maré, porque o Bruno Maurício escolhe quase sempre as horas em que a maré vaza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui