Super-juiz esmagado por Ricardo Salgado

0
6108

A Justiça portuguesa não consegue ser cega. Não trata de igual modo todos os portugueses. Caso contrário, Ricardo Salgado já estaria sentado no banco dos réus.

Comparemos com Rui Pinto. A instrução dos processos do pirata informático foi feita num abrir e fechar de olhos. Já Ricardo Salgado, apelidado de “Dono Disto Tudo, tem os seus processos empastelados. E pode acontecer que nunca venha a ser julgado.

A saúde dos banqueiros é frágil, como se viu com Oliveira e Costa, condenado a 17 anos de prisão efectiva por causa das vigarices no BPN. Mas nunca pôs os pés na cadeia. Morreu sossegado na cama, aos 84 anos, rodeado de mordomias e enfermeiras, como se fosse o melhor dos santos na Terra. Oliveira e Costa foi condenado em 2017 pelos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, entre outros. Mas viveu mais 3 anos, sem sobressaltos.

Já nos Estados Unidos, Bernard Madoff, de 81 anos, cumpre há 10 uma pena de 150 anos de prisão.

A aplicação de Justiça em Portugal parece ter duas velocidades ou mais, depende da “cara do freguês”. E os executores da Justiça têm frequentemente diferentes pesos e medidas. Por exemplo, Vale e Azevedo foi algemado em público. E foi libertado por 5 segundos para ser de imediato preso, com uma câmara de televisão a cobrir a cena em rigoroso exclusivo.  José Sócrates foi preso igualmente à frente das câmaras de televisão. Paulo Pedroso foi detido por juiz que se deslocou de propósito à Assembleia da República, com outra câmara da SIC a reboque.

Na mesma Assembleia da República onde Zeinal Bava teve um ataque de amnésia.  Nesse mesmo palco, José Berardo até chegou ao desplante de fazer figura de tonto e rir dos portugueses.  E o que aconteceu? Nada!

Procuradas por roubar pacote de batatas

Vamos ver que rato a montanha de Rui Pinto vai parir. Fiquemos sentados à espera do julgamento de Ricardo Salgado. Um caso onde parece existir muita gente presa pelo rabo. Ganhará a Justiça ou as influências? Ricardo Salgado, florentino nos seus contactos, ou Carlos Alexandre, o super-juiz justiceiro? Aposto que Ricardo Salgado nunca porá os pés no Tribunal. Ricardo Salgado não é um Sócrates qualquer. Geriu um império colossal, foi mesmo o “Dono Disto Tudo”. Ele vai fazer tudo para esmagar o juiz Carlos Alexandre.

Segundo consta, Salgado teve a protecção activa de ex-operacionais da Mossad, a secreta israelita, quando se alojou com o seu staff no Hotel do Estoril. Rui Pinto foi mais modesto, teve de vestir um colete à prova de bala para ir a tribunal.

Mas há quem não tenha direitos a nenhum desses mimos. Por exemplo, o furto de um computador com dados confidenciais – essencial ao trabalho da vítima – pode ficar a marinar anos e anos na gaveta de um polícia.

Os salamaleques da Justiça a Ricardo Salgado não serão dispensados a duas miúdas procuradas pela PSP por alegadamente terem furtado um pacote de batatas fritas num estabelecimento de Porto Santo, como dá conta o Diário de Notícias a 20 de Agosto último. O DN já tinha noticiado a condenação a 50 dias de prisão de um sem abrigo que furtou um champô de 25,66 euros de um supermercado no Porto, há alguns anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui