Lisboa: mais autocarros e os mesmos comboios

0
244

Lisboa vai ter mais autocarros da Carris a circular, a partir de segunda-feira. A promessa é da empresa, mesmo se as taxas de ocupação dos autocarros está abaixo do normal, comparando com o que sucedida antes da pandemia covid-19.

Com a totalidade dos equipamentos a funcionar – 97 carreiras operadas por 713 autocarros, 48 elétricos e oito elevadores -, a Carris ressalvou que, a partir de 14 de setembro, a oferta será cerca de 10% acima daquela que teve no mesmo período do ano passado.

Já a CP não promete reforços. A lógica desta transportadora ferroviária é esperar para ver. A empresa diz que  está atenta à evolução da procura, de modo a poder adaptar a oferta.

Segundo a empresa, são realizadas mais de 1.320 circulações diárias de comboios em todos os seus serviços. Os comboios urbanos de Lisboa realizam cerca de 660 viagens, os comboios urbanos do Porto cerca de 265, os comboios regionais mais 340 e os comboios de longo curso 58.

O Metropolitano de Lisboa garante que a  Área Metropolitana de Lisboa terá, a partir de 15 de setembro, a mesma oferta de transportes que tinha antes da redução devido à pandemia, a tempo do novo ano escolar.

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, no ‘podcast’ do PS “Política garantiu que todo o país pode contar com oferta plena nos transportes públicos para fazer face ao aumento da procura devido à reabertura das escolas.

Não esquecer que as regras que atualmente se aplicam nos transportes públicos nas Áreas Metropolitanas, para evitar o contágio com covid-19, vão manter-se a partir da próxima terça-feira, dia em que Portugal continental entra em situação de contingência devido à pandemia.

Se as regras são eficazes há dúvidas.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here