Greve fecha escola em Linda-a-Velha

0
406

O STOP – Sindicato de Todos os Professores – anunciou com antecedência que iria marcar greve entre os dias 14 e 17, coincidindo com o início do ano letivo.

Ontem, as escolas estavam todas a funcionar mas, hoje, houve pelo menos uma que fechou. Acontece que o STOP prolongou o pré-aviso de greve até dia 19 e, assim, depois das abertura do ano letivo alguns professores aderiram ao protesto.

Em Oeiras, a Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, está hoje fechada devido a esse protesto dos docentes.

Com a escola fechada, muitos alunos amontoaram-se na rua sem saber se iam poder entrar ou não, se iam ter aulas ou não. Foi uma manhã caótica para esses alunos e um risco sanitário, uma vez que os ajuntamentos ultrapassaram muito os limites definidos como seguros.

Só ontem, o STOP avisou que iria prolongar a greve que era suposto terminar na quinta-feira e entregou novo pré-aviso sobre a paralisação em protesto contra a “falta crónica de assistentes operacionais”.

A greve abrange “todos os trabalhadores docentes e não docentes, que exercem a sua atividade profissional no setor da Educação, da investigação científica e cultural e da formação profissional, que trabalhem por conta de outrem, em estabelecimentos públicos ou privados, a 18 de setembro de 2020”, lê-se no pré-aviso de greve.

Trata-se de uma greve nacional. Não sabemos ainda se teve consequências idênticas noutras escolas do país.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here