Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul

0
282

O dia 7 de setembro é “Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul”, instituído pelas Nações Unidas e que hoje se celebra pela primeira vez.

A propósito disto, a organização ambientalista Zero lembra, em comunicado, que “a poluição do ar é o maior risco ambiental para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doenças em todo o mundo”.

Os ambientalistas da Zero propõem às cidades portuguesas a aplicação de medidas que façam reduzir a poluição, nomeadamente na eliminação de trânsito automóvel e na criação de mais espaços verdes ou de áreas pedonais, medidas que incentivem o uso da bicicleta e de transportes públicos confiáveis, acessíveis e económicos.

Do outro lado da barricada estão aqueles que consideram que as cidades são zonas de comércio e serviços intensivos, atividades económicas que não se compadecem com restrições ao uso de automóveis ou outros veículos essenciais para manter a logística dessas atividades.

A Zero lembra, contudo, que “as cidades devem pertencer às pessoas, não aos carros – as cidades precisam de ser construídas e repensadas para o usufruto de uma melhor qualidade de vida pelos seus habitantes e por quem as frequenta. Reduzir o uso do carro é bom para a saúde, a produtividade, a habitabilidade urbana e a economia”, que é como quem diz que sem saúde não há economia que valha a pena.

O “Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul”, a comemorar anualmente em 07 de setembro, foi instituído numa resolução aprovada a 19 de dezembro de 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here